18 março 2011

Dia do Pai

Se há um dia do pai é porque os pais são formidáveis. E para provar isso, nada melhor do que escolher seis livros que o demonstram melhor do que ninguém.



Título - O dia em que troquei o meu pai por dois peixinhos vermelhos

Autor - Neil Gaiman, Dave McKean (Ilustrador)

Editora - Caminho


Sinopse - Um pai que passa a vida a ler o jornal não é lá muito divertido. E se algum filho atrevido desejar com a força que só a infância tem, qualquer outra coisa - dois peixinhos vermelhos, por exemplo - o pai pode, de súbito, tornar-se moeda de troca. Que não se deixem perturbar os espíritos mais politicamente correctos: nesta história a mãe dá por falta do marido-leitor e obriga o filho e a irmã a uma aventurosa viagem que recuperará o pai distraído, sem que este chegue a dar pelo facto de ter percorrido várias casas, sendo em cada uma objecto de vários afectos.




Título - Pai! Não consigo dormir

Autor - Michael Foreman

Editora - Caminho


Sinopse - Contar carneiros não dá sono a pequeno Panda. Por isso, o pai diz-lhe que conte vacas, porcos ou elefantes... Desdobrando as últimas página, descobrimos quantos animais conta o pequeno Panda. Mas... adormece?





Título - Pai, querido pai!


Autor - Luísa Ducla Soares, Pedro Leitão (ilustrador)


Editora - Terramar


Sinopse - Falarmos do nosso pai ou da nossa mãe, sobretudo quando somos pequenos, é um acto de afecto. Mas, também pode ser um gesto de ternura em que se mistura o amor filial e o humor. Este livro é um óptimo exemplo disto.





Título - O pai e eu


Autor - Maria Teresa Maia González


Editora - Edições Paulinas


Sinopse - Quando dissemos a nossa primeira palavra, o pai foi logo contar a novidade a toda a gente que conhecia. E era a palavra "mamã".




Título - O meu pai


Autor - Anthony Browne


Editora - Caminho


Sinopse - O meu pai podia ser um doutor ou um atleta, podia ser um dançarino ou um grande cantor. Mas é o meu pai que há-de gostar sempre de mim.





Título - Para um pai muito especial


Autor - Pam Brown


Editora - Estampa


Sinopse - Este é um livro para pais de todas as idades como agradecimento por todas aquelas pequenas atitudes de carinho ao longo dos anos. Os pais são fantásticos! São grandes protectores e defensores, dão abraços, constroem prateleiras, cozinham, levam os filhos às cavalitas, brindam ao melhor clube do mundo e sofrem com os problemas dos jovens. E, por fim, tornam-se amigos para a vida. Os pais são mesmo especiais!...



Em Portugal homenageiam-se os pais no dia de S. José. Notros dias foram escolhidas datas diversas. Foi em 1909 que uma senhora americana lançou a ideia deste dia, motivada pela grande admiração que tinha por seu pai que, ficando viúvo, criou com muito amor e dedicação os seis filhos. (O Livro das datas, Luísa Ducla Soares)



O Dia do Pai



É um dia iluminado


pela ternura de quem ama


em cada filho o futuro


como se fosse uma chama


que nada pode apagar,


seja o vento, seja a chuva,


seja a tormenta do mar.


É um dia carinhoso


com uma história para contar


que só acaba à noite


quando nos vamos deitar,


ao colo do nosso pai


com uma canção de embalar.

(O livro dos dias, José Jorge Letria)


Sem comentários:

Enviar um comentário