Actividades/ Projectos

ACTIVIDADE DE LEITURA DA PROF. EULÁLIA CORDEIRO

A professora Eulália Cordeiro, membro da equipa da Biblioteca Escolar dos Centros Educativos, tem, com demonstrado sucesso junto dos alunos, desenvolvido, nos vários Centros, a sua actividade de leitura de livros.
Aqui fica um pequeno registo fotográfico.



ATELIER DE ILUSTRAÇÃO

1º ANO - NÃO É UMA CAIXA

Depois da leitura do livro "Não é uma caixa", os alunos, sob a orientação da Professora Teresa Cardoso, puseram mãos à obra construíndo, a partir de caixas de cartão que trouxeram de casa, carros e casas que recortaram e pintaram.
Finda esta actividade, será a vez de se fotografar todos os trabalhos efectuados pelos alunos com o que se ilustrará a história contada com trabalhos a três dimensões.
Todos os objectos produzidos pelos alunos dos vários anos figurarão numa das exposições da Semana da Leitura.



  E a actividade continuou para o 1º Ano do CES. Variou um pouco nas técnicas e resultados. Igual foi o entusiasmo de alunos e respectivos professores que colaboraram activamente na sessão.



2º ANO - UM BICHO ESTRANHO

Depois de ouvirem esta história hilariante pela forma como o livro roda mostrando constantes descobertas, os alunos pintaram ovos que trouxeram vazios, começando, depois, em trabalho de grupo, a colar patas, nariz, orelhas, rabo...
O objectivo é construir este bicho estranho a pouco e pouco, tal como se percepciona na leitura deste livro.



3º ANO - GRÃO DE MILHO
Ler esta história aos alunos foi riso total. Todos cantaram "Pachim, pacham, pachom; pachim, pacham pachum... pum" e, depois, foi desenhar imitando as técnicas utilizadas no livro. Conduzidos pela professora Teresa, descobriram novos materiais, novas técnicas e os desenhos saídos são dignos de exposição.




4º ANO - COLECÇÃO
Os alunos vinham carregados de casa: panos, botões, tecidos, jornais, revistas, pedras, arame, linhas, lãs e um sem números de desperdícios que, ao fim, se tornaram em lindíssimas obras de arte. Mais uma vez a professora Teresa motivou alunos e professores a conhecerem e a utilizarem novas técnicas e a dar valor ao que todos os dias parece dispensável.



ACTIVIDADES DE ESCRITA CRIATIVA

1ª ACTIVIDADE - "O AMOR COM TODAS AS LETRAS"

Apresentamos, em formato E-Book, o resultado dos trabalhos efectuados, em sala de aula, sob proposta da biblioteca escolar. A primeira experiência foi bastante divertida, tendo os alunos dos 3º e 4º Anos aprendido, a brincar, a escrever cartas de amor a partir de um modelo dado. Quem sabe se não será útil para o Dia dos Namorados que se aproxima?


Myebook - O amor com todas as letras - click here to open my ebook
(Para ver o conteúdo, clique em cima da imagem)


2ª ACTIVIDADE - "PERGUNTAS E RESPOSTAS DESENCONTRADAS"

A segunda actividade aqui está pronta fruto da colaboração dos professores e do empenho dos alunos.

3ª ACTIVIDADE - "MANCHA DE TINTA"

Actividade divertida, como qualquer proposta de escrita criativa, que fez criar desenhos inesperados na mancha de tinta e cujos resultados, puxando pela imaginação, fizeram nascer lindos textos como os que se publicam nesta apresentação.



4ª ACTIVIDADE - "CONSTRUÍNDO METÁFORAS"


E as actividades continuam a desenvolver-se fruto da colaboração entre a Biblioteca Escolar e a Sala de Aula.
Desta vez, foi explorada uma proposta de actividade de Escrita Criativa bastante simples mas com resultados inesperadamente brilhantes: construir metáforas a partir de listas de palavras dadas.
Os resultados estão à vista:

Myebook - Construindo metáforas - click here to open my ebook


O PONTO, DE PETER REYNOLDS - ACTIVIDADE DE ANIMAÇÃO DE LEITURA PARA O PRÉ-ESCOLAR

A actividade continua a decorrer, desta vez no Centro Educativo Norte. As salas do Centro Educativo Centro foram as primeiras a ter esta actividade quando visitaram a Biblioteca deste Centro.




Fotografias do Centro Escolar do Norte:



Filme feito a partir desta actividade:



ACTIVIDADE "O LIVRO QUE NOS LEVA AO MUSEU"

Eis algumas das imagens da actividade levada a cabo nos dias 17 e 19 de Janeiro nas turmas do 1º CEB do Centro Educativo do Centro:






Aqui estão mais algumas fotografias:




PROJECTO "LEITURA EM VAI E VEM" - ENSINO PRÉ-ESCOLAR




   No âmbito do Projecto de Promoção de Leitura em Família, o Plano Nacional de Leitura lançou no ano lectivo de 2007-2008 uma proposta para a Educação Pré-Escolar, pública e privada, designada “Leitura em vai e vem”. Nele se procura valorizar a importância da promoção da leitura em família nos primeiros anos da criança através de uma circulação permanente do livro entre a escola e a casa de modo a envolver os encarregados de educação na educação leitora dos seus filhos através da leitura e preenchimento assíduos de registos de leitura secundados pelo registo da mesma em cada sala.
   Nesta página vão-se deixar alguns registos destas actividades nos vários Centros Educativos.



PROJECTO "JÁ SEI LER" - 1º CEB



   O PNL propõe, para o 1º Ciclo, o desenvolvimento do projecto “Já sei ler” com o objectivo de promover a leitura em família e a interacção escola–família. Esta proposta visa fazer com que a leitura circule entre a escola e a casa, podendo envolver toda a família. Promove a troca de leituras e realça a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores.
   Nesta página, vão-se deixar alguns registos destas actividades nos vários Centros Educativos.