31 maio 2011

O sonho do ursinho rosa





"O sonho do ursinho rosa" da editora galega Oqo, escrito por Roberto Aliaga, ilustrado por Helga Bansch, é livro recomendado no programa de Português do 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.
Sinopse: O urso rosa chorava desolado, porque tinha perdido o seu sonho. A girafa foi ao céu, o cavalo percorreu a terra e a rã mergulhou no fundo do rio. Nada do que trouxeram fez parar o ursinho rosa de chorar.
De uma forma carinhosa, estas personagens transmitem que, às vezes, ter boas intenções não chega para ajudar alguém, é preciso ser compreensivo e tentar perceber o que o outro realmente precisa. Os três animaizinhos não perguntaram qual era o sonho do ursinho rosa. Em vez disso, trouxeram-lhe os seus sonhos. (Wook)




O Youtube tem uma animação desta linda história feita por alunos de uma determinada escola.




Uma das várias possibilidades de rentabilizar esta história é fazer o reconhecimento das personagens que nela entram e compará-las com os reais.








27 maio 2011

Ainda a Semana das Leituras 2011

Das várias produções que foram sendo realizadas nos Centros, fica aqui mais um testemunho que resultou num trabalho dos meninos de 5 anos das salas do Ensino Pré-Escolar do Centro Escolar do Norte.





26 maio 2011

Valeu a pena ouvir António Fontinha

E António Fontinha esteve entre nós!



Valeu a pena, foi fantástico. Como é que é possível que um homem num palco com o recurso só da sua voz e da sua postura corporal seduza um auditório de mais de duzentas crianças de cada vez deixando-as completamente hipnotizadas com os seus contos?



Pois foi isso que aconteceu hoje de manhã. Há experiências que não se repetem e esta de certeza que vai ficar, de forma permanente, no coração das crianças...






25 maio 2011

Conimbriga em 3D





Um vídeo interessante em 3D que mostra como sería Conímbriga. Para quem já visitou esta cidade romana e viu a sua imponência mesmo em estado de ruínas, é bastante interessante ver como seria na sua época de esplendor.






23 maio 2011

Um poema por semana

A RTP2 está a emitir um programa diário que transmite antes das 14.30 e repete às 18.30 e antes das 22.00 em que, em cerca de três minutos e num total de 75 episódios, pessoas diferentes dizem o mesmo poema de 2ª a 6ª Feiras.


RTP - UM POEMA POR SEMANA


(Para aceder, basta clicar)

22 maio 2011

Dia do autor português



O Dia do Autor Português é comemorado hoje.

Este dia é comemorado desde 1982, data em que o maestro Nóbrega e Sousa, membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Autores, teve a ideia de assinalar formalmente esta data. A partir de então, todos os anos se lembra e reconhece o trabalho que os autores portugueses têm feito e o seu contributo para a cultura nacional nas diversas áreas da criação artística - literatura, escultura, pintura, dança, teatro, arquitectura, música...

21 maio 2011

António Fontinha em Santa Comba Dão



António Fontinha, o grande contador de histórias, vem a Santa Comba Dão no próximo dia 26 de Maio para dinamizar duas sessões de contos tradicionais para todos os alunos do 1º Ciclo. A actividade decorrerá na Casa da Cultura e as sessões serão às 9.30 h e às 11.00 h.

António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu em Angola até 1975. Em 1986, concluiu o Curso de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema e, como actor, trabalhou até 1995, apesar de, desde 1992, já desenvolver, paralelamente, a actividade de contador de histórias pelo Chapitô. Esta actividade foi decisiva para a sua mudança de percurso, tendo, desde então, enveredado por um trabalho de intervenção social em escolas e bibliotecas de todo o país narrando e pesquisando histórias do património oral português. Esta sua actividade pioneira abriu, ao longo dos anos que seguiram, o caminho para o surgimento de muitos outros narradores que reconhecem, em conjunto, o papel determinante que teve António Fontinha na recuperação e preservação do património da oralidade.






15 maio 2011

Formação do utilizador

Iniciou-se um conjunto de sessões de formação do utilizador da Biblioteca Escolar para as turmas do 4º Ano.



Tal actividade começou no CEC com os alunos da turma B, tendo em vista promover hábitos de frequência e utillização da Biblioteca Escolar, desenvolver competências de informação necessárias à busca, tratamento e produção da informação, encorajar ao manuseamento correcto dos diversos materiais, desenvolver a autonomia, o espírito crítico e hábitos de trabalho em contexto de Biblioteca e, por último, identificar as diversas zonas funcionais da Biblioteca.



Os alunos seguiram a apresentação que aqui se deixa tendo colaborado, activamente, no cumprimento das várias tarefas cujo produto redigiam em páginas distribuídas para o efeito.





07 maio 2011

Visita da Dra. Teresa Calçada às Bibliotecas Escolares dos Centros Educativos






No próximo dia 12 de Maio, a Dra. Teresa Calçada, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, visitará, em cerimónia breve de inauguração, as Bibliotecas Escolares dos Centros Educativos do Agrupamento de Escolas de Sta. Comba Dão.




Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi técnica do Instituto Português do Livro de 1982 a 2007, onde colaborou na definição das bases da política nacional de leitura pública, tendo em vista a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Municipais. Em 1996, fez parte do grupo de trabalho que definiu os princípios da Rede de Bibliotecas Escolares. Neste momento, é coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.



A visita da Dra. Teresa Calçada concretizou-se, efectivamente, a partir das 11 horas do dia 12 de Maio, naquilo que constituiu um périplo bastante agradável pelas três bibliotecas dos Centros Escolares.



Acompanhada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, João Lourenço, Srs. Vereadores António Correia e Fernando Cruz, Técnica da Biblioteca Municipal Alves Mateus, Paula Lourenço, pelo Director da CAP do Agrupamento de Escolas, António Venâncio, Coordenadora Interconcelhia, Helena Duque, Coordenadoras de Departamento, Fernanda Gomes e Paula Cachado, Coordenadoras de Estabelecimento, Lurdes Viegas, Conceição Alves, Teresa Homem e pelos dois Professores Bibliotecários, Ana Isabel Craveiro e José Manuel Cruchinho assim como com a Professora Manuela Ferreira, Professora Bibliotecária até ao ano lectivo anterior, a Dra. Teresa Calçada mostrou-se bastante agradada com esta visita assim como com as actividades de recepção à sua vinda organizada pelos professores e educadores dos vários Centros.