30 abril 2011

Exposição sobre o 25 de Abril

Está patente aos utilizadores da Biblioteca do Centro Escolar do Norte uma exposição sobre o 25 de Abril.


Fazendo parte de um espectáculo dinamizado pela Expressart' e mostrado ao público no passado dia 25 de Abril, trata-se de um documentário multimédia de formas animadas constituído por teatro de marionetas, música, projecção de imagens e discursos de Salazar e intervenientes no 25 de Abril com o que se pretende fazer uma retrospectiva histórica dos acontecimentos e eventos que conduziram à queda do Estado Novo e à Revolução dos Cravos.


Esta exposição transitará pelos vários Centros Educativos do concelho de Santa Comba Dão.







Nativos digitais



Cada vez mais se fala do papel dos livros digitais numa época em que a tecnologia se impõe como um modo alternativo de acesso à cultura. É do que trata este programa transmitido pela RTP2

RTP - NATIVOS DIGITAIS


(clicar em cima desta hiperligação)

28 abril 2011

Espólio de Sophia de Mello Breyner na Biblioteca Nacional

(clicar na imagem)



Nos últimos dias de Novembro de 2010, o espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen chegou à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), doado pela família. Veio de uma sala no Centro Nacional de Cultura onde Maria Andersen de Sousa Tavares leu e identificou cada documento e Manuela Vasconcelos, arquivista da BNP, os classificou.

Agora, a BNP disponibilizou um novo site onde se pode consultar este espólio.

27 abril 2011

Concurso de Leitura - 2ª Fase (4º Ano)







Realizou-se hoje, na Biblioteca da Escola Secundária de Santa Comba Dão, a 2ª Fase do I Concursos de Leitura para os 4º Anos dos Centros Educativos. Estiveram presentes os sete alunos vencedores da 1ª Fase que se destinava a escolher o melhor leitor de cada turma. Apesar de todos os concorrentes terem demonstrado uma enorme mestria no domínio da leitura, o júri, constituído por quatro elementos - o professor bibliotecário, a coordenadora do 1º Ciclo e duas assessoras da CAP com ligação à BE - declarou vencedores três alunos, um por cada Centro Educativo:




CENTRO ESCOLAR DO NORTE


- Ana Catarina Santos Soares Dias, 4ºA



CENTRO EDUCATIVO DO CENTRO


- Beatriz dos Santos Varela, 4ºB



CENTRO EDUCATIVO DO SUL


- Inês Miranda Morais Alves Nunes, 4ºA



Todos os alunos das duas fases do concurso receberam prémios.



Depois da parte mais formal deste concurso, os papéis inverteram-se e, em tom de brincadeira, os professores jurados leram para os alunos concorrentes constituídos, eles próprios, desta vez, em júri. O livro lido foi "Cortei as tranças", de António Mota e os sete alunos jurados escolheram, muito justamente, como melhor leitora a professora Clara Morgado








22 abril 2011

Concurso de Leitura Concelhio 2011




Numa iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Santa Comba Dão, está-se a realizar o I Concurso de Leitura Concelhio.

Assim, entre os meses de Fevereiro e Março, realizou-se a primeira fase em que, de entre as sete turmas do 4º Ano dos três Centros Educativos se escolheu um vencedor por turma.

Estes sete vencedores irão disputar, na próxima 4ª Feira, dia 27 de Abril, a 2ª Fase deste Concurso, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária, da qual sairá um vencedor do 4º Ano por cada Centro Educativo.

A 3ª Fase realizar-se-á aquando da realização da Feira do Livro Concelhia, no próximo mês de Junho, da qual sairão 3 vencedores, um por cada ciclo de ensino.















Os alunos vencedores da 1ª Fase deste Concurso foram:


CENTRO ESCOLAR DO NORTE


- Ana Catarina Santos Soares Dias, 4ºA


- Beatriz Borges da Costa, 4ºB


CENTRO EDUCATIVO DO CENTRO


- Rafael Mósca Mota da Costa, 4ºA


- Beatriz dos Santos Varela, 4ºB


- Liane Simões Pereira, 4ºC


CENTRO EDUCATIVO DO SUL


- Inês Miranda Morais Alves Nunes, 4ºA


- Ana Rita Santos Cordeiro, 4ºB

21 abril 2011

25 de Abril de 2011








Vai comemorar-se, no próximo dia 25 de Abril, 37 anos sobre a Revolução dos Cravos. A Biblioteca prepara-te, neste Blogue, um conjunto de documentos para perceberes melhor o que se passou.





Lê este bonito livro digitalizado escrito por José Vaz e ilustrado por Elsa Navarro que se intitula "Fábula dos Feijões Cinzentos".









E também este livro de Manuel António Pina, "O Tesouro" que podes encontrar na Biblioteca.








Por último vê esta adaptação de Maria de Jesus Sousa sobre o 25 de Abril.








Podes aceder a várias páginas da Internet para consultares informações e documentação fundamental sobre este dia histórico, por exemplo no Centro de Documentação 25 de Abril ou, no Youtube, podes ver vários vídeos sobre este dia como, por exemplo, este.





Podes pôr à prova os teus conhecimentos, resolvendo este crucigrama.






Sobre a temática do 25 de Abril há muitos livros publicados ao longo dos anos, alguns ainda à venda, outros que só podes encontrar nas Bibliotecas. Fica aqui uma lista de alguns desses livros.



Dia Mundial do Livro



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996, e por decisão da Unesco, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de S. Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Assim, de modo a associar-se a esta comemoração, a Biblioteca dos Centros Educativos oferece uma rosa a quem provar, na primeira semana de aulas do 3º Período, ter comprado e lido um livro nestas férias da Páscoa.

14 abril 2011

Páscoa Feliz!


A Biblioteca dos Centros Educativos do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão deseja a todos uma PÁSCOA FELIZ!

Recursos educativos on line

(clicar na imagem para aceder à página)

A RBE disponibiliza um conjunto alargado de recursos educativos em linha com o objectivo de apoiar as actividades realizadas pela Biblioteca, pelos Professores e Alunos, na escola e no domicílio.

A leitora bate à porta - 4º Anos do CES



E ela bateu às portas das turmas do 4º Ano... O resultado foi o entusiasmo das histórias ouvidas por todos.


Actividades da Semana das Leituras do 2º Ano do CES

No dia 4 de Abril, os alunos do 2º Ano do CES assistiram a um documentário sobre a importância do livro. Fez-se um pequeno debate em que as crianças manifestaram a sua opinião sobre a leitura e os livros. Foi unânime que é muito bom ler porque se aprendem coisas novas.

No dia 5 foi a vez de se reunirem os mesmos alunos para ouvirem algumas histórias. Para as contar, foi convidado um docente já reformado. Os alunos visualizaram, em suporte Powerpoint a história " Por que cai a neve" e, em seguida, as histórias "Por que surge a noite e o dia?" e "Por que voam os pássaros?". Com esta actividade, os alunos puderam apreciar as várias maneiras de se contar uma história.

No dia 6, os alunos foram à Biblioteca ouvir a história "Pau de Giz". Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar as várias valências da mesma.

No dia 7 de Abril, os alunos do 2ºB realizaram um trabalho sobre o prazer de ler onde incluiram as capas de algumas das histórias ouvidas ao longo do ano.


Actividades de leitura dos 1º e 3º Anos do CES





No âmbito ainda da Semana das Leituras, os alunos do 1º Ano leram, em suporte Powerpoint, o "Livro Activo" tendo como destinatários os alunos do 3º Ano. Estes leram, então, o livro "Grão de Milho", enquanto os alunos abrangidos pelo Ensino Especial contaram a história da "Cigarra e da Formiga", utilizando um livro gigante e fantoches.

Todas estas actividades foram bastante animadas e acompanhadas por canções.

Outras actividades de leitura foram levados ao 1º Ano: a leitura, pela Assistente Operacional da Biblioteca do livro "O bosque encantado", audição de um conto de Hans Christian Andersen, exploração do livro "Insectos Maravilhosos", de Richard Ferguson, finalizado com a construção de um painel ilustrando o jardim das borboletas.

Uma Assistente Operacional deste Centro Educativo leu, também, aos alunos o livro "Castelo de Areia".


Encontro de Literatura Infanto - Juvenil em Pombal



Vai-se realizar, em Pombal, nos próximos dias 6 e 7 de Maio, o IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil intitulado "Caminhos da Leitura".

Pode ser feita a inscrição on line e a consulta do programa e ficha de inscrição pode ser consultada AQUI.

12 abril 2011

Leituras dos pais e entre as turmas no Centro Escolar Norte

Integrado nas actividades da Semana das Leituras, muitos pais se dirigiram às salas de aula dos seus filhos onde foram convidados a ler uma história.

Também a actividade de leitura se realizou entre as turmas, como neste caso em que uma turma do 3º Ano leu às salas do Pré-Escolar.





Ou esta outra em que, para estimular o gosto pelo livro e pela leitura, se desenvolveu uma actividade de articulação entre o Ensino Pré-Escolar e o 1º CEB, na qual uma criança de cinco anos "leu", de forma bem expressiva, uma história.






A história da Carochinha recontada no Centro Escolar do Norte

As Educadores e respectivas Assistentes Operacionais recriaram a tradicional História da Carochinha para as delícias do seu auditório.


10 abril 2011

Imagens da Semana das Leituras em todos os Centros Educativos

Por todos os Centros Educativos se têm desenvolvido actividades dentro e fora da sala de aula de que estas fotografias são testemunho.



09 abril 2011

Alunos do 3º Ano do CEN e CES na presença da escritora Maria José Mestre

Inserido numa das actividades da Semana das Leituras, os alunos do 3º Ano dos Centros Educativo/ Escolar do Sul e do Norte foram convidados a participar na visita da escritora Maria José Mestre à Biblioteca da Escola Secundária. Aqui lhes foi apresentada por dois alunos do 8º Ano a história contida no livro "A casa de Pedra", vencedora do 3º prémio do concurso Matilde Rosa Araújo no ano de 2007. Seguidamente, assistiram às respostas dadas pela escritora às várias perguntas lançadas à escritora.



Deslocação das salas do Pré Escolar do Centro Educativo do Sul à Biblioteca Municipal de Tábua


No âmbito da Semana das Leituras, as salas do Pré-Escolar do Centro Educativo do Sul deslocaram-se à Biblioteca Municipal João Brandão, de Tábua, onde foram presenciados com a presença de duas contadoras de histórias já conhecidas destas crianças - Dolores Tavares e Cátia Silva - que, com mais algumas funcionárias desta Biblioteca receberam as crianças com a história retirada do livro "O traje novo do rei" editado pela Kalandraka e escrito por Xosé Ballesteros.

De seguida, em dois grupos, a Biblioteca foi visitada apercebendo-se as crianças dos vários espaços funcionais e da história ligada ao edifício.

Finalmente, puderam visitar a "Casa da Árvore", espaço agradabilíssimo onde puderam folhear, com conforto, os livros expostos.

Foi uma tarde bem passada e, por isso, a Biblioteca agradece toda a simpatia e colaboração que esta Biblioteca tem manifestado.




Sessão de animação de leitura pelas alunas estagiárias da Escola Profissional de Sta. Comba Dão

Duas alunas estagiárias do Cursos de Animação Sócio-Cultural da Escola Profissional de Sta. Comba Dão desenvolveram, com os 1º e 2º Anos e Ensino Pré-Escolar do Centro Educativo do Centro, uma actividade de animação de leitura a partir do livro "Uma história de dedos" de Luísa Ducla Soares.



Apesar de ser um livro constituído por duas histórias - "Os dedos" e "Uma história de dedos" - as duas alunas estagiárias contaram só a primeira a partir da qual os alunos construíram mãos coloridas de cartolina (1º CEB) e cartões de identificação (Pré-Escolar).

A história ensina, de forma divertida, os nomes dos dedos da mão e a sua utilidade prática e convencional.








A partir do livro "A Mosca Fosca", editado pela editora Kalandraka e pertencente à colecção "Livros para sonhar", as mesmas alunas animaram sessões de leitura para as turmas que frequentaram a Biblioteca Escolar durante esta Semana das Leituras.


Adaptação de um conto russo, Eva Merujo e Sérgio Mora apresentam personagens num atraente jogo de números, tamanhos, rimas, repetições e ritmos que são elementos próprios da tradição oral num conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam a um jogo fonético.





Destes 15 dias de permanência, em estágio, nesta biblioteca ficou, mais do que a aprendizagem, a criação de laços de afectividade com quem nela trabalha e com todos os que fazem desta instituição de ensino uma casa de criação de pessoas.

Cata Livros, novo projecto da Gulbenkian/ Casa da Leitura


(Clicar na imagem)

CATA LIVROS é um novo projecto da Gulbenkian/ Casa da Leitura que utiliza a Internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para a infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.

03 abril 2011

Semana das Leituras 2011


No âmbito da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, vai-se realizar, entre os dias 4 e 8 de Abril de 2011, a Semana das Leituras.

A semana será preenchida com actividades que envolvem, activamente, professore(a)s e educadoras, assim como alunos, assistentes operacionais e restante comunidade educativa.

Destas actividades se dará conta em próximas mensagens.




Novos livros na BE do CEC


Novos livros adquiridos no âmbito do reforço orçamental da RBE 2010 e da Feira do Livro 2011 estiveram expostos na Biblioteca do Centro Educativo do Centro.

Alunas estagiárias na Biblioteca do Centro Educativo do Centro


Mais duas alunas da Escola Profissional de Santa Comba Dão cumprem duas semanas de estágio na Biblioteca do CEC desde o passado dia 28.

A sua colaboração tem sido bastante importante para o seu percurso de aprendizagem e para a gestão e animação da Biblioteca que com elas tem contado para as inúmeras tarefas sobretudo nesta semana que antecede a Semana das Leituras 2011.

Dia das mentiras


Parece que o costume de contar mentiras surgiu em França no século XVI.

Durante muito tempo festejou-se o início do ano no dia 1 de Abril mas o rei resolveu adoptar outro calendário, o gregoriano (clica para saberes o que é gregoriano), pelo qual o ano começava a 1 de Janeiro. Muitas pessoas não se conformaram e continuaram convites para festas e votos de feliz ano novo em Abril. Então, alguns brincalhões passaram a divertir-se, anunciando celebrações que não se realizavam. Daí a té dizerem outras mentirolas foi um passo.

Hoje, até os jornais, a rádio e a televisão fazem gala em inventar as suas mentiras.



É DIA DAS MENTIRAS




É o Dia das Mentiras.

Ninguém vai levar a mal

que se inventem mil mentiras

e até saiam no jornal.


Disse-me o primo Gonçalo

que hoje estava a nevar.

Vesti sete camisolas,

com o sol sempre a brilhar.


Perguntei lá na cantina

o que seria o almoço.

Responderam: Gafanhotos

e casquinhas de tremoço.


A professora, maraota,

ia-me dando um desgosto

ao anunciar: Há aulas

no mês de Julho e Agosto.


Mas a maior das mentiras

foi a da televisão

que mostrou um dinossauro

a tomar banho em Olhão.


Amanhã vamos deixar

as mentiras na gaveta

e esperar por 1 de Abril

para pregar mais uma peta.


Falei para a minha mãe:

Plhe os ratos nos sofás!

Ela ia desmaiando

e quase caiu para trás.


(Retirado de "O Livro das Datas", Luísa Ducla Soares)